A leitura é uma atividade de um elevado grau de importância para a vida
do homem em sociedade. Em virtude disso, muitas discussões têm surgido
em torno de sua importância para a formação de leitores e de cidadãos
críticos, bem como em torno da prática de ensino de língua materna. Isso
se justifica devido ao fato de que a leitura possibilita ao homem a
inserção e participação ativa no meio social e, por isso, essa prática
deve ser desenvolvida desde cedo e, primordialmente, no âmbito escolar.
Delmanto (2009) ressalta que a escola deve ter a preocupação cada vez
maior com a formação de leitores, ou seja, a escola deve direcionar o
seu trabalho para práticas cujo objetivo não seja apenas o ensino de
leitura em si, mas desenvolver nos alunos a capacidade de fazer uso da
leitura (com também, da escrita) para enfrentar os desafios da vida em
sociedade e, a partir do conhecimento adquirido com essa prática e com
suas experiências, continuar o processo de aprendizado e ter um bom
desempenho na sociedade ao longo da vida.
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