sábado, 10 de agosto de 2013

atividade webquest - projeto pedagógico; ler e escrever faz a mente florescer




PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA VISTA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA




ESCOLA MUNICIPAL NOVA CANAÃ





PROJETO PEDAGÓGICO












LER E ESCREVER FAZ A MENTE FLORESCER

















BOA VISTA-RORAIMA
2013

Escola Municipal Nova Canaã
Série : 1º ao 3º ano
Professora : Maria Eunice R. de Souza
  de Alunos : 30 – Idade : 6 a 8 anos
Período de Desenvolvimento : ao longo do ano letivo de 2013 .







Projeto Pedagógico







Ler e escrever faz a mente florescer






                                                                                     Se Deus é por nós ,
   quem será contra nós ?


















Boa Vista – Roraima
2013








INTRODUÇÃO



      A cada dia aumenta o número de crianças que apresentam dificuldades em ler e escrever nas primeiras séries do ensino fundamental, fato este que vai se estendendo as séries posteriores. Dessa forma, e observando a evolução e transformação da nossa sociedade, faz-se necessário inserir a criança desde cedo no mundo da leitura e da escrita.


















































JUSTIFICATIVA



      O acesso ao aprendizado da leitura e escrita apresenta-se como um dos múltiplos desafios da escola e talvez os mais valorizados e exigidos pela sociedade, sendo assim este projeto visa conscientizar o aluno sobre a importância da leitura e escrita desde o inicio da sua vida escolar e ao longo da vida como meio necessário para o seu pleno desenvolvimento e descoberta de sua própria história, através de informações importantes que o leve a ter uma visão mais ampla sobre o mundo em que vive.



OBJETIVO GERAL

  • Proporcionar ao aluno uma diversidade de gêneros textuais, bem como sua utilidade no dia a dia e sua importância para a formação de leitores críticos.



OBJETIVO ESPECIFICO

  •  Mostrar aos alunos a importância da leitura para o seu dia a dia;
  • Incentivar os alunos a descobrir o prazer pela a leitura;
  • Proporcionar atividades prazerosas que envolvam leitura e escrita.
  • Fazer com que o aluno perceba nos textos a diferença entre o real e o imaginário;
  • Compreender e interpretar o que lê com autonomia;
  • Ler com fluência diferentes tipos de textos;
  • Escrever e produzir textos com coerência.


METODOLOGIA

  • Leitura diária com diferentes gêneros textuais;
  • Músicas infantis copiadas, xerocopiadas e cantadas;
  • Audição de historias contadas pela professora;
  • Exposição de textos em cartazes;
  • Audição de musicas;
  • Leitura individual e coletiva;
  • Produção individual e coletiva.
  • Jogos pedagógicos e desenhos.
  • Empréstimo de livros.

      Os alunos poderão explorar livremente todas as possibilidades das atividades propostas.


RECURSOS


  • Quadro e pincel;
  • Livros infantis e didáticos;
  • Jornais, revistas, literaturas diversas;
  • Lápis de cor, papel A4;
  • Cola e tesoura;
  • Hidrocor;
  • Cartolina;
  • Papel cartão e papel 40;
  • Aparelho de som;
  • Vídeo;
  • Sala de informática;
  • Alfabeto móvel.


































FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA



      É preocupante saber que um grande número de alunos que estão concluindo o ensino fundamental do 1º ao 5º ano, estão saindo sem saber ler, escrever compreender e produzir textos simples, como também não conseguem identificar pontos relevantes de um texto.

      Segundo os PCNS da língua portuguesa (2001) “o trabalho com leitura tem como finalidade a formação de leitores competentes e consequentemente a formação de escritores ( escrever com eficácia ), pois a possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na prática da leitura, espaço de construção da intertextualidade e fonte de referencia modelizadora . A leitura por um lado nos fornece a matéria prima para a escrita : o que escrever. Por outro contribui para a construção de modelos: como escrever ”.

      Sendo assim, entende-se que ler não é apenas decodificar, ou seja, transformar letras em sonhos, é preciso oferecer aos alunos diversas oportunidades para aprender a ler e escrever usando procedimentos corretos. 

      Acredito que ler e escrever são atividades na vida do ser humano e que o coloca de forma atuante nas suas diversas funções perante a sociedade.

      Como diz Mara M. Monteiro (2004) “O assunto é urgente. Não aprender a ler e escrever é emperrar todo processo de desenvolvimento do sujeito em sua vida escolar e social,é negar-lhe o direito de cidadania, impossibilitá-lo de desvendar o mundo através da leitura e de escrever sua própria história ”.

      Diante disso faz-se necessário que nós como educadores procuremos melhorar nossa postura em sala de aula no sentido de buscar e oferecer meios suficientes significativos e motivadores para despertar no aluno o interesse pela leitura e escrita buscando dessa forma compreender melhor o nosso aluno de forma global. É preciso conscientizá-los da necessidade e importância de ler e escrever, para que o mesmo obtenha sucesso no decorrer da sua vida acadêmica, bem como na sua vida adulta.















AVALIAÇÃO



      A avaliação será realizada durante o ano letivo, no decorrer de cada bimestre, onde serão observados os aspectos cognitivos, como nível de leitura e escrita, desempenho dos alunos, interesse, aspectos afetivos e emocionais, colaboração e solidariedade, e se os alunos conseguem identificar e interpretar diferentes tipos de textos, bem como se sabem fazer uso dos mesmos no seu dia a dia.   







































CONCLUSÃO



      A leitura e a escrita são mecanismos importantes e indispensáveis para conscientização e se constituem uma forma de encontro entre o homem e sua realidade sócio cultural.

      Dessa forma, ler e escrever são atividades que firmam a atuação do ser humano nas suas diversas funções na sociedade a qual se encontra inserido.
















                                                                                                         

























BIBLIOGRAFIA



      Parâmetro curricular nacionais: Língua portuguesa / Ministério da Educação.
 Secretaria da Educação Fundamental. – 3. ed. – Brasília: Secretaria, 2001.
      Monteiro, Mara M.


      Leitura e escrita: uma analise dos problemas de aprendizagem / Mara Monteiro – Petrópolis, RJ : vozes 2004.



      Ribeiro, Marcos Aurélio de P.

      Como estudar e aprender: guia para pais, educadores e estudantes Marco Aurélio de Patrício Ribeiro – Petrópolis RJ: vozes 2001.

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