PREFEITURA MUNICIPAL
DE BOA VISTA
SECRETARIA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL NOVA
CANAÃ
PROJETO PEDAGÓGICO
LER E ESCREVER FAZ A
MENTE FLORESCER
BOA VISTA-RORAIMA
2013
Escola
Municipal Nova Canaã
Série : 1º ao
3º ano
Professora :
Maria Eunice R. de Souza
Nº de Alunos : 30 – Idade : 6 a 8 anos
Período de
Desenvolvimento : ao longo do ano letivo de 2013 .
Projeto Pedagógico
Ler e escrever faz a mente florescer
Se Deus é por nós ,
quem será contra
nós ?
Boa Vista – Roraima
2013
INTRODUÇÃO
A cada dia aumenta o número de crianças que apresentam dificuldades em
ler e escrever nas primeiras séries do ensino fundamental, fato este que vai se
estendendo as séries posteriores. Dessa forma, e observando a evolução e
transformação da nossa sociedade, faz-se necessário inserir a criança desde
cedo no mundo da leitura e da escrita.
JUSTIFICATIVA
O
acesso ao aprendizado da leitura e escrita apresenta-se como um dos múltiplos
desafios da escola e talvez os mais valorizados e exigidos pela sociedade,
sendo assim este projeto visa conscientizar o aluno sobre a importância da
leitura e escrita desde o inicio da sua vida escolar e ao longo da vida como
meio necessário para o seu pleno desenvolvimento e descoberta de sua própria
história, através de informações importantes que o leve a ter uma visão mais
ampla sobre o mundo em que vive.
OBJETIVO GERAL
- Proporcionar ao aluno uma diversidade de gêneros textuais, bem como sua utilidade no dia a dia e sua importância para a formação de leitores críticos.
OBJETIVO ESPECIFICO
- Mostrar aos alunos a importância da leitura para o seu dia a dia;
- Incentivar os alunos a descobrir o prazer pela a leitura;
- Proporcionar atividades prazerosas que envolvam leitura e escrita.
- Fazer com que o aluno perceba nos textos a diferença entre o real e o imaginário;
- Compreender e interpretar o que lê com autonomia;
- Ler com fluência diferentes tipos de textos;
- Escrever e produzir textos com coerência.
METODOLOGIA
- Leitura diária com diferentes gêneros textuais;
- Músicas infantis copiadas, xerocopiadas e cantadas;
- Audição de historias contadas pela professora;
- Exposição de textos em cartazes;
- Audição de musicas;
- Leitura individual e coletiva;
- Produção individual e coletiva.
- Jogos pedagógicos e desenhos.
- Empréstimo de livros.
Os
alunos poderão explorar livremente todas as possibilidades das atividades
propostas.
RECURSOS
- Quadro e pincel;
- Livros infantis e didáticos;
- Jornais, revistas, literaturas diversas;
- Lápis de cor, papel A4;
- Cola e tesoura;
- Hidrocor;
- Cartolina;
- Papel cartão e papel 40;
- Aparelho de som;
- Vídeo;
- Sala de informática;
- Alfabeto móvel.
FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA
É preocupante saber que um grande número
de alunos que estão concluindo o ensino fundamental do 1º ao 5º ano, estão
saindo sem saber ler, escrever compreender e produzir textos simples, como
também não conseguem identificar pontos relevantes de um texto.
Segundo os PCNS da língua
portuguesa (2001) “o trabalho com leitura tem como finalidade a formação de
leitores competentes e consequentemente a formação de escritores ( escrever com
eficácia ), pois a possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na
prática da leitura, espaço de construção da intertextualidade e fonte de
referencia modelizadora . A leitura por um lado nos fornece a matéria prima
para a escrita : o que escrever. Por outro contribui para a construção de
modelos: como escrever ”.
Sendo assim, entende-se que ler
não é apenas decodificar, ou seja, transformar letras em sonhos, é preciso
oferecer aos alunos diversas oportunidades para aprender a ler e escrever
usando procedimentos corretos.
Acredito que ler e escrever são
atividades na vida do ser humano e que o coloca de forma atuante nas suas
diversas funções perante a sociedade.
Como diz Mara M. Monteiro (2004)
“O assunto é urgente. Não aprender a ler e escrever é emperrar todo processo de
desenvolvimento do sujeito em sua vida escolar e social,é negar-lhe o direito
de cidadania, impossibilitá-lo de desvendar o mundo através da leitura e de
escrever sua própria história ”.
Diante disso faz-se necessário
que nós como educadores procuremos melhorar nossa postura em sala de aula no sentido
de buscar e oferecer meios suficientes significativos e motivadores para
despertar no aluno o interesse pela leitura e escrita buscando dessa forma
compreender melhor o nosso aluno de forma global. É preciso conscientizá-los da
necessidade e importância de ler e escrever, para que o mesmo obtenha sucesso
no decorrer da sua vida acadêmica, bem como na sua vida adulta.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada
durante o ano letivo, no decorrer de cada bimestre, onde serão observados os
aspectos cognitivos, como nível de leitura e escrita, desempenho dos alunos,
interesse, aspectos afetivos e emocionais, colaboração e solidariedade, e se os
alunos conseguem identificar e interpretar diferentes tipos de textos, bem como
se sabem fazer uso dos mesmos no seu dia a dia.
CONCLUSÃO
A
leitura e a escrita são mecanismos importantes e indispensáveis para
conscientização e se constituem uma forma de encontro entre o homem e sua
realidade sócio cultural.
Dessa
forma, ler e escrever são atividades que firmam a atuação do ser humano nas
suas diversas funções na sociedade a qual se encontra inserido.
BIBLIOGRAFIA
Parâmetro curricular nacionais: Língua portuguesa / Ministério da
Educação.
Secretaria da Educação Fundamental. – 3. ed. –
Brasília: Secretaria, 2001.
Monteiro, Mara M.
Leitura e escrita: uma analise dos problemas de aprendizagem / Mara
Monteiro – Petrópolis, RJ : vozes 2004.
Ribeiro, Marcos Aurélio de P.
Como estudar e aprender: guia para pais, educadores e estudantes Marco
Aurélio de Patrício Ribeiro – Petrópolis RJ: vozes 2001.
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